sábado, março 14, 2009

Casar sem pressa

“Casamento é como submarino, foi feito para afundar”, vi essa frase em um livro de piadas e, sinceramente, não acho que tenha tanta graça ou acredite nessa afirmação, além de me parecer um pensamento um tanto pessimista acerca de um caminho natural da vida de alguns.
Mas ao contrário do que possa pensar, não sou casado, e quando a idéia de estar sozinho vem me rodear a cabeça, lembro de todos os meus amigos que se casaram cedo, alguns por pressa, outros pelo fato de uma gravidez inesperada, alguns pelo medo de ficarem sós, alguns por interesse e poucos (uns dois ou três no máximo eu diria) por amor, ou pelo menos o que eles pensavam que era amor.
Esses mesmos amigos casados, em festas e reuniões, onde confidencias íntimas de homens e mulheres rolam soltas, depois de algumas cervejas, deixam sempre escaparem seus sentimentos de arrependimento por estarem casados, seja o arrependimento específico de estarem com as suas cônjuges ou com o matrimônio em si. O fato é que todo casado só chega perto de mim para reclamar da vida a dois, seja falta de dinheiro, falta de liberdade, a esposa que é chata, a sogra que não vale nada... Ou qualquer coisa que aponte para um laço matrimonial.
Uma vez um desses amigos frustrado me disse: “Feliz é você que é solteiro e não precisa aturar uma esposa...” O quê? Aturar uma esposa? Feliz por que eu sou solteiro? Como se ser solteiro ou casado determinasse essa condição tão pessoal quanto ser feliz. Pensei em uma resposta para ele “Olha amigo, acho que você não esta sabendo aproveitar seu casamento. Quando eu sair daqui e chegar sozinho em casa e, simplesmente, só ter meu cachorro para contar sobre as coisas que preencheram meu dia, você não saberá se sou feliz ou não. Então, não espere que o casamento te traga felicidade, leve você felicidade a ele”. Mas preferi ficar quieto e dar um falso sorriso sem vontade.
Às vezes tenho inveja dos casados, às vezes dou graças por estar solteiro, e nem ligo quando dizem que estou ficando velho (velho? Só tenho 29!). Como se houvesse estágios de passagens na vida: nascer, crescer, casar, ter filhos, envelhecer, ter netos... Minha mãe se indigna quando digo brincando que vou morrer sem casar, “Que isso menino! Tão novo (mas não estava ficando velho?) cheio de saúde, bonito, falando essas coisas... “Ah! Então se eu tivesse uma doença e fosse horroroso minha opinião valeria?” E não me casar não significa que vou morrer sozinho, só não quero chorar meu arrependimento de estar casado depois de algumas cervejas em festa ou reuniões.
Talvez eu case amanhã, ano que vem, daqui a dez anos, talvez nunca, não quero ver isso como uma obrigação, mas hoje, por enquanto, ao chegar em casa só vou contar como foi meu dia para o meu cachorro.

(Rafa Letra)

2 comentários:

  1. Me sinto quase responsável pelo surgimento desse blog rs(pretensiosa né?) Então vim contar da minha alegria e dos desejos que dê muito certo, por aqui e por aí também, com vc. Contínuo como sua leitora e agora com lugar certo pra te encontrar. Muitos abraços...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir